Cidades

Cidades dão início à campanha do Outubro Rosa

Imagem ilustrativa da imagem Cidades dão início à campanha do Outubro Rosa
|  Foto: Renan Otto
Agenda inclui diversas atividades que vão acontecer no município para alertar população sobre importância do diagnóstico precoce da doença. Foto: divulgação

Com a campanha #VáDeRosa em alusão ao mês de outubro de conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, São Gonçalo deu início nesta sexta-feira (1º) a diversas atividades que vão acontecer no município para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Pela manhã, o Espaço Rosa, unidade de referência de São Gonçalo, no Zé Garoto, reuniu cerca de 50 pessoas, entre pacientes e servidores, para abrir oficialmente as ações, compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. O prefeito Capitão Nelson também compareceu ao evento e falou sobre a ampliação dos atendimentos no Espaço Rosa e a importância da conscientização ao longo de todo o ano.

"O que estamos tentando desenvolver no Espaço Rosa é para que realmente não haja esse empenho e dedicação somente no mês de outubro, mas em todos os meses do ano, porque a prevenção é de extrema importância. Já iniciamos uma nova escala, vamos colocar a unidade para funcionar também aos sábados, para aumentarmos a nossa capacidade de oferta de serviço", afirmou o prefeito Capitão Nelson.

"Essa causa, sem sombra de dúvidas, está contemplada no nosso Plano Estratégico Novos Rumos, quando abordamos a atenção especializada, porque sabemos a importância do diagnóstico precoce, que pode salvar muitas vidas. Por isso, precisamos aumentar a oferta de serviço no Espaço Rosa. Tenho certeza de que, nos próximos anos, teremos grandes motivos para comemorar'', garantiu o secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Douglas Ruas.
Atualmente, o local presta atendimento aos pacientes que precisam de atendimento com equipe multidisciplinar composta por psicóloga, ginecologista, mastologista, nutricionista e assistente social, além de disponibilizar ultrassonografias, core biopsy, colonoscopia e transvaginal.

Também pela manhã, o Centro Oncológico, no Zé Garoto, distribuiu lenços e proporcionou uma manhã alegre para as pacientes que realizam quimioterapia na unidade. A coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer de São Gonçalo, Patrícia Silva, destacou a importância da campanha.

"São muitas mulheres que passam por esse processo e nós entendemos que a prevenção é o caminho. A melhor cura contra o câncer é a prevenção. É muito bonito ver todo o município se mobilizando por uma causa tão importante. Já é o quinto Outubro Rosa que estamos realizando e, através disso, muitas mulheres conseguem o diagnóstico precoce", contou a coordenadora.

No fim da tarde, nas escadarias da sede da Prefeitura de São Gonçalo, o coral do Grupo Unidas Pela Vida, formado pelas pacientes oncológicas, se apresentou com a Orquestra Municipal, com a canção cristã "Mais perto quero estar". Na oportunidade, o prefeito Capitão Nelson anunciou mais um mamógrafo no Espaço Rosa, para acelerar os exames e os diagnósticos.

Neste sábado (02), a Carreata do Outubro Rosa sairá da Praça do Zé Garoto em direção a Neves, com concentração a partir das 8h. Já no domingo (03), será inaugurada a Exposição Unidas Pela Vida no Shopping Partage, às 15h.

Niterói

Já em Niterói, o Museu de Arte Contemporânea (MAC)i recebeu iluminação especial cor de rosa, nesta sexta-feira (1º). A Secretaria Municipal de Saúde também preparou uma programação de atividades pelo Outubro Rosa durante o mês de outubro. Nesta sexta-feira, o Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT) teve uma decoração especial em seu Centro de Diagnóstico Integrado (CDI), que realiza exames de mamografia.

“Nesse último ano e meio, o foco era na Covid-19 e, agora, com o avanço da vacinação, é um momento muito importante de voltar a falar deste tema que é o câncer de mama. A prevenção deve ser feita o ano todo e não apenas no mês de outubro. Quero parabenizar esse movimento tão resiliente, que já completou 10 anos na nossa cidade”, enfatizou o prefeito de Niterói, Axel Grael.

A atividade no MAC contou ainda com a participação da primeira-dama da cidade, Christa Grael, do vice-prefeito Paulo Bagueira, e da sua mulher, Raíssa Machado, da ativista Karla Barcellos, que prestou uma homenagem a Paulo Gonçalves, coordenador do projeto que morreu recentemente, dos vereadores Leandro Portugal e Binho Guimarães, além de líderes religiosos.

Saúde

No Hospital Municipal Carlos Tortelly, a secretária Márcia Cristina Pereira Varela, de 49 anos, foi uma das mulheres atendidas para realizar uma mamografia. Ela contou que fez a retirada de nódulos do seio em 1994 e até hoje faz periodicamente o exame para acompanhamento.

“Eu descobri o nódulo quando ainda estava amamentando o meu primeiro. Tive que fazer cirurgia para a retirada e, de lá pra cá, tenho que fazer o acompanhamento. Pelo menos uma vez por ano, eu tenho que fazer a mamografia para saber se está tudo bem. Esse mamógrafo é muito importante, porque antes a gente ficava perdida, sem saber onde fazer o exame. Quanto mais cedo descobrimos, melhor, então a mulher não deve ter receio de procurar ajuda médica quando perceber qualquer alteração no seu corpo”, aconselhou.

Quem também fez o exame foi Franciana de Araújo de Lima, de 35 anos, que identificou um nódulo há cinco anos e iniciou o tratamento, que foi interrompido e agora retomado.

“Tenho feito acompanhamento, mas o meu mastologista se aposentou e fiquei estagnada nessa situação. Acho muito importante essa porta aberta para a gente, para a comunidade, vir aqui e conseguir esse exame com mais facilidade. A mamografia aqui na nossa rede municipal é um facilitador para fechar diagnóstico e evitar maiores preocupações”, disse.

Referenciada pelo Programa Médico de Família (PMF) Atalaia, a dona de casa Vânia Gonçalves, de 48 anos, também esteve no CDI para realizar uma mamografia pela primeira vez.

“Sempre pensei em fazer esse exame e agora tive essa oportunidade, achei tudo muito organizado e fui muito bem atendida”, contou.

O CDI do Carlos Tortelly foi inaugurado em 5 de novembro de 2020 e tem realizado uma média de quatro mil exames por mês. Além da mamografia, conta também com tomografias, raio-x digital, ultrassonografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia.

“Com o CDI, temos conseguido atender demandas de toda a rede, como a de tomografia. Paralelamente, a prevenção em saúde é fundamental para evitar que casos fiquem graves e necessitem do setor de urgência”, afirma o diretor do Hospital, Ubiratan Moreira, ressaltando a importância da população adotar hábitos saudáveis e, no caso do câncer de mama, a realização constante do autoexame.

CIDADES DÃO INÍCIO À CAMPANHA DO OUTUBRO ROSAO câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando tumor com potencial de invadir outros órgãos. É o segundo maior tipo de câncer entre as mulheres, depois do câncer de pele não melanoma. A estimativa do INCA para 2021 é que 66.280 novos casos da doença sejam identificados no Brasil (incidência de 43,74 de casos para 100 mil mulheres).

< Guarda Municipal apreende caranguejos ilegais em Niterói Governo Federal chega a 300 milhões de doses distribuídas <